Por: Grazi Souza

Saiba como se prevenir dos riscos nas grandes rodovias

Você que trabalha pelas estradas carregando nosso país em cima dos eixos do seu bruto levando e trazendo diversas riquezas, não pode deixar de se preocupar também com sua segurança.

Quem roda diariamente pelas rodovias sabe dos perigos que podem encontrar nas estradas brasileiras a todo o momento, pensando em você caminhoneiro, listamos 6 dicas para te alertar sobre os riscos e quais as medidas podem ser tomadas numa situação extrema.

1.Mantenha sua manutenção sempre em dia

Já imaginou ter de parar no meio do caminho por conta de algum defeito no caminhão? Esse tempo parado te deixa mais vulnerável à abordagem de pessoas desconhecidas. Por isso é importante manter a prevenção do seu bruto. Isso ajuda a evitar imprevistos nas estradas.

2.Fique alerta

Mantenha a guarda! Evite se distrair mexendo no celular ou deixando o rádio em um volume muito alto, por exemplo. Se atente aos retrovisores e à movimentação à sua volta. Caso precise passar por uma zona de perigo, mantenha o contato com alguém de sua confiança. São medidas importantes de segurança.

3.Compartilhe sua rota

Se seu caminhão não possui um rastreador próprio ou da empresa, compartilhe seus trajetos com alguém ou combine sinais de SOS ajuda para que as outras pessoas que trabalham na estrada como motorista entendam e saibam como te ajudar em situação de risco.

4.Tome cuidado nas paradas

Viagens longas exigem paradas para abastecer, ir ao banheiro, se alimentar ou até mesmo aquele cochilo necessário. Dê preferência aos locais mais conhecido. O ideal é que a parada seja feita em um posto de gasolina, com grande circulação de pessoas. Deixe seu caminhão preferencialmente próximo ao fluxo de movimento.

5.O ideal é variar o caminho

Se você leva cargas para os mesmos lugares deve ficar atento. Busque caminhos e rotas alternativas para desviar de possíveis perigos nas estradas. Sempre que possível tente passar por caminhos novos, evite pegar sempre a mesma estrada.

6.Não reaja caso sofra um assalto

Procure deixar seus documentos e do veículo sempre no bolso e não no porta-luvas do caminhão no caso de uma abordagem. Além disso, evite deixar celular, dinheiro ou qualquer outro objeto de valor à mostra. E nunca reaja.

 Gostou das nossas dicas para se prevenir nas estradas? Deixe seu comentário abaixo. Sua opinião é muito importante para nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *